terça-feira, janeiro 19, 2010

Grupo C - que opções

____________________________________________________________________________________
Os testes realizados para preparação de grupo C foram bastante frutíferos dado que permitiram retirar algumas conclusões que a seguir se apresentam.
Fez-se um comparativo entre o jaguar XJR9, o porsche 956 KH e o lancia LC2. A configuração utilizada em todos eles foi anglewinder com motor boxer 2 aberto, pneus slot it P2 (trabalhados na máquina e com óleo) relação 11/26. Pista a 12,5 V.

Estas três carroçarias têm, como seria de esperar, comportamentos diferentes. O mais estável no seu todo é o Jaguar. O seu comportamento é de tal forma estável que ao fim de algumas voltas sentimo-nos aborrecidos. Com este carro as curvas são feitas majestosamente, o carro não se mexe. Contrariamente a este, encontra-se o Porsche. Bastante irreverente. A sua traseira está sempre a mexer parecendo uma enguia. Com pneus aderentes este carro tem tendência a levantar a frente e consequentemente a saír de calha. O Lancia revela uma frente muito segura que se pode tornar vantajosa se os pneus traseiros tiverem muita aderência, caso contrário torna-se um carro instável de traseira (rabeia muito com pneus pouco aderentes).

No que diz respeito aos melhores tempos, o melhor foi obtido pelo Jaguar seguido de muito perto pelo Porsche. Em último ficou o Lancia.

Opiniões:
Porsche - carro muito bom para quem conhece muito bem a pista, não precisa de ter uns pneus com muita aderência porque desta forma a traseira funciona muito bem (faz uma boa inserção em curva com ligeiro derrape). Por ter uma condução irreverente não perdoa muitos erros de pilotagem. Tem tendência para realizar frequentemente bons tempos. Sugerem-se relações longas

Jaguar - carro com uma condução muito segura, perdoa os erros, com pneus aderentes pode ser o carro mais rápido dado que a estabilidade em curva permite-nos ganhar confiança em cada volta que realizamos.
Por ser muito estável, provocando grande monotonia na pilotagem, existe a tendência de adormecer e os tempos por volta começam a piorar. Sugerem-se relações intermédias

Lancia - talvez o menos forte de todos a não ser que tenha uns pneus super, mas super aderentes. A frente muito boa aliada a uma traseira aderente são os ingredientes para tornar este carro o melhor deles todos. Sugerem-se relações curtas para combater a inércia que os pneus aderentes provocam.

Classificação no teste realizado
1º Jaguar xjr9
2º Porsche 956 KH
3º Lancia

Classificação na primeira prova no SCCL
1º Jaguar xjr9
2º Porsche 956c normal
3º Jaguar xjr9

Até uma próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário